Nova tática que quadrilhas estão utilizando para entrar em condomínio.

Atualmente o aumento de invasão em condomínios tem preocupado muitos gestores de empresas terceirizadas, síndicos e condôminos, geralmente o profissional da portaria e inibido pelos próprios condôminos que exigem uma perfeita triagem de moradores e visitantes, ate ai tudo bem, é para isso também que serve uma portaria, mas quando moradores são indagados por uma duvida do profissional  para liberar o acesso ao condomínio e ai que começa todo trabalho inverso de segurança patrimonial. Muitos moradores, é logico não generalizando, começam a inibir o procedimento de segurança do porteiro exigindo a abertura do portão de imediato com muita autoridade, e muitas das vezes o porteiro cede a pressão mesmo tendo duvidas se a pessoa ali presente é morador ou não, liberando o ingresso às dependências do condomínio visando não ter problemas com o suposto morador preservando seu emprego.

Um outro exemplo é moradores segurarem o portão para uma terceira pessoa mesmo não conhecendo de quem se trata, abaixo mostraremos alguns videos fornecidos pela empresa Olimpo Treinamentos nossa parceira nesta luta contra o crime em condomínios:

Por estes motivos acima pedimos a colaboração dos Síndicos para investirem em equipamentos de identificação eletrônico por foto, aprimorar o sistema de entrada do condomínio com biometria, publicar informações nos murais internos aos moradores sobre novos métodos que quadrilhas utilizam para furtar apartamentos e solicitar uma avaliação de segurança para um profissional gabaritado.

JORNADA ILEGAL – ESCALA 4 X 2 NÃO É LEGAL SOBREPÕE A CLT!

A partir de janeiro de 2011, o Ministério Público do Trabalho de SP determinou que a escala 4 x 2 é ilegal, simplesmente porque contrariava flagrantemente dois artigos da CLT-Consolidação das Leis do Trabalho, que determinam que: 1) todo brasileiro não pode trabalhar mais do que 8 horas diárias, e que, 2) não pode fazer mais do que duas horas extras por dia. De início, as empresas terceirizadas resistiram em aderir à nova escala, e muitas delas continuam a praticá-la, ignorando o acordo geral denominado “jornada legal” assinado entre os sindicatos das empresas de terceirização e o Ministério Público do Trabalho. Passados mais de 4 anos desde a promulgação desse acordo, é enorme a parcela de empresas que continuam praticando a escala 4 x 2, ignorando o fato dela ser ilegal, e assumindo o risco calculado de que os benefícios da adoção dessa escala compensam o pagamento das eventuais indenizações condenatórias das ações trabalhistas. O uso dessa escala 4 x 2 é tão arraigado que os síndicos acabam confusos em querer saber se, afinal, essa escala é ou não, ilegal? Está havendo um movimento das grandes empresas terceirizadoras no sentido de conseguir o apoio dos sindicatos patronal e laboral no convencimento do Ministério Público do Trabalho a “tolerar” a sua utilização. Mas, de que adianta obter essa tolerância do MP se a legislação trabalhista é clara, e nenhuma outra lei se sobrepõe ao que determina a CLT?

Senhores Síndicos fiquem em alertar!! a decisão é sua!  Não faça uma economia a curto prazo, não permita que se adote a escala 4 x 2, 5 x 1  e outras em turnos de 12 horas em dias consecutivos no seu condomínio, somente permita as escalas homologadas pelo Ministério Público do Trabalho e sindicato da categoria.

Ocorrendo ações trabalhistas, você corre o risco de assumir sozinho o pagamento das indenizações, caso a sua contratada não o faça!

São detalhes que fazem uma grande diferença.

Nós nos sentimos muito confortáveis com a escala 12 x 36, e tranquilos com o fato de estarmos cumprindo a lei e, consequentemente, minimizando a possibilidade de ações trabalhistas que muito constrangem as empresas sérias de terceirização.

Ponto chave para evitar arrastões em condomínios!!

Entrada de carros e motos pode ser a porta de entrada para assaltos aos condomínios!
A atenção dada a portaria de condomínios é fundamental, mas muitas vezes os próprios moradores acabam “esquecendo” das regras de entrada de veículos. Atualmente, muitas ações de criminosos se iniciam por alguma falha de segurança na portaria do estacionamento,  alguns condomínios nem mesmo possuem um porteiro de plantão, o que facilita ainda mais a entrada de bandidos. Qualquer coisa como uma placa de veículo ou o controle da garagem, que forem clonados, podem gerar problemas.

Essa fragilidade dos portões da garagem devem ser evitadas com medidas simples, a começar pelo próprio controle remoto do portão que deve ser anti-clonagem e com sistema de acionamento de pânico que possa notificar o porteiro caso ocorra algum incidente. O sistema de controle é importante porque quando o portão for acionado ajuda a identificar se é realmente o morador ou não, mas mesmo assim é fundamental conferir os dados do veículo e realizar uma identificação visual minuciosa para verificar se é mesmo o condômino em questão. O que pode facilitar muito também são as regras internas de identificação das pessoas realizada na maioria das vezes pelos próprios condôminos.

É de extrema importância que os porteiros, ao abrir os portões de entrada, não identifiquem somente através de placas ou reconhecimento dos carros ou crachás; é necessário também verificar de fato quem está dentro do veículo. Além disso, são as próprias atitudes preventivas dos condôminos que podem auxiliar, e muito, o trabalho do porteiro para liberar o portão de entrada.

Visto isso, investir em profissionais de portaria qualificados e treinados é vantajoso, pois evita riscos à segurança e qualquer prejuízo aos condôminos. Não se deve contratar qualquer pessoa ou empresa para prestar serviços a este setor, é aconselhável a contratação realizada através de uma empresa terceirizada que ofereça apenas profissionais preparados e capacitados, pois o colaborador para a função certamente precisa ser uma pessoa de confiança. Além de estar sempre em alerta, o porteiro precisa saber ler, ter facilidade de memorização e concentração, estas qualificações são fundamentais ao recrutar e selecionar pessoas, porque o ideal é escolher sempre perfis de profissionais capazes e adequados para cada trabalho. E comprovado que investimento em uma equipe qualificada esta fortemente relacionados a um bom resultado quanto à segurança, não devemos na hora da contratação de uma empresa terceirizada visar somente o menor custo e sim um melhor suporte aos profissionais em geral, na questão de treinamentos contínuos, supervisão dos trabalhos, incentivos moral, regularidade nas questões trabalhistas, regularidades fiscais, regularidades criminais e o mais importante que tenha uma sincronia com o copo diretivo do condomínio fazendo valer o regulamento interno e convenção do condomínio.

É por isso que de nada adianta ter pressa para liberar a entrada de automóveis no condomínio se isto pode proporcionar brechas de vulnerabilidade e resultar na invasão de bandidos no condomínio.

ALERTA GERAL – ASSALTOS EM CONDOMÍNIOS !!!!!!!

Alertamos à todos que a quantidade de assaltos em condomínios tem aumentando a cada dia. Não permita jamais a entrada de estranhos, não conhece não abra o portão.

Não acredite em informações vagas, desconfie sempre, não permita a entrada de ninguém que não conheça sem confirmar junto ao morador!!

O novo golpe consiste em dizer que “vai no apartamento do tio e está com a chave o porteiro acredita não confere libera a entrada e os meliantes dentro do condomínio arrombam o apartamento”. Normalmente são jovens, bem vestidos e em dupla.

Não vacile! Mantenha atenção na segurança de seu condomínio oriente sua portaria no que segue:

  1. Orientar os porteiros que não se distraia com CELULAR jamais!
  2. Pessoas estranhas que cheguem ao condomínio só devem adentrar autorizadas por interfone ou previamente por escrito deixado na portaria pelo condômino constando nome completo e RG. do autorizado.
  3. Em situações suspeitas entrar em contato com o morador por telefone cadastrado na portaria para averiguação das informações.
  4. Nunca aceite autorização por telefone, pois as quadrilhas de assaltantes ligam para o telefone da portaria se passando por moradores autorizando os comparsas adentrarem.
  5. Em caso de informações passadas falsamente pelo suposto visitante avisar de imediato ao corpo diretivo do condomínio (Ex. Sindico, algum conselheiro ou zelador ) logo em seguida a policia militar para melhor averiguação do suspeito.

Qualquer situação atípica disque 190 direto!!

GOLPISTAS SE PASSAM POR FUNCIONÁRIOS DE TV POR ASSINATURA E AGENDAM VISITAS PARA PRATICAR ASSALTOS!!

 

GOLPISTAS SE PASSAM POR FUNCIONÁRIOS DE TV POR ASSINATURA E AGENDAM VISITAS PARA PRATICAR ASSALTOS!!

O GRUPO JJS alerta à todos para que fiquem atentos ao novo GOLPE dos marginais apelidado de “ ASSALTO COM HORA MARCADA”.

 

Quadrilhas especializadas nesse tipo de assalto, ligam através do celular e enviam pelo correio uma carta com papel timbrado da NET, TVA, DIRECT TV ou outro qualquer canal de TV por assinatura.

Na carta, que por sinal é muito bem elaborada, diz que estão “modernizando a sua tecnologia “ e que será necessário a substituição do equipamento dentro do apartamento do assinante. Eles informam um numero de telefone (de um comparsa) para o agendamento.

Se o morador, que é assinante de alguma operadora de TV a cabo, não conhece o GOLPE e não telefona para o verdadeiro numero da operadora de TV para confirmar se este procedimento é verdadeiro, acaba ligando no telefone do comparsa informado e, os marginais praticam o assalto em sua residência com hora marcada e, com o morador abrindo a porta!

Se receberem a tal carta, confirme no telefone que consta em sua fatura mensal, nunca no numero do telefone da carta recebida.

Confirme junto a sua operadora se o procedimento é verídico!!

Fique alerta!!