Ponto chave para evitar arrastões em condomínios!!

Entrada de carros e motos pode ser a porta de entrada para assaltos aos condomínios!
A atenção dada a portaria de condomínios é fundamental, mas muitas vezes os próprios moradores acabam “esquecendo” das regras de entrada de veículos. Atualmente, muitas ações de criminosos se iniciam por alguma falha de segurança na portaria do estacionamento,  alguns condomínios nem mesmo possuem um porteiro de plantão, o que facilita ainda mais a entrada de bandidos. Qualquer coisa como uma placa de veículo ou o controle da garagem, que forem clonados, podem gerar problemas.

Essa fragilidade dos portões da garagem devem ser evitadas com medidas simples, a começar pelo próprio controle remoto do portão que deve ser anti-clonagem e com sistema de acionamento de pânico que possa notificar o porteiro caso ocorra algum incidente. O sistema de controle é importante porque quando o portão for acionado ajuda a identificar se é realmente o morador ou não, mas mesmo assim é fundamental conferir os dados do veículo e realizar uma identificação visual minuciosa para verificar se é mesmo o condômino em questão. O que pode facilitar muito também são as regras internas de identificação das pessoas realizada na maioria das vezes pelos próprios condôminos.

É de extrema importância que os porteiros, ao abrir os portões de entrada, não identifiquem somente através de placas ou reconhecimento dos carros ou crachás; é necessário também verificar de fato quem está dentro do veículo. Além disso, são as próprias atitudes preventivas dos condôminos que podem auxiliar, e muito, o trabalho do porteiro para liberar o portão de entrada.

Visto isso, investir em profissionais de portaria qualificados e treinados é vantajoso, pois evita riscos à segurança e qualquer prejuízo aos condôminos. Não se deve contratar qualquer pessoa ou empresa para prestar serviços a este setor, é aconselhável a contratação realizada através de uma empresa terceirizada que ofereça apenas profissionais preparados e capacitados, pois o colaborador para a função certamente precisa ser uma pessoa de confiança. Além de estar sempre em alerta, o porteiro precisa saber ler, ter facilidade de memorização e concentração, estas qualificações são fundamentais ao recrutar e selecionar pessoas, porque o ideal é escolher sempre perfis de profissionais capazes e adequados para cada trabalho. E comprovado que investimento em uma equipe qualificada esta fortemente relacionados a um bom resultado quanto à segurança, não devemos na hora da contratação de uma empresa terceirizada visar somente o menor custo e sim um melhor suporte aos profissionais em geral, na questão de treinamentos contínuos, supervisão dos trabalhos, incentivos moral, regularidade nas questões trabalhistas, regularidades fiscais, regularidades criminais e o mais importante que tenha uma sincronia com o copo diretivo do condomínio fazendo valer o regulamento interno e convenção do condomínio.

É por isso que de nada adianta ter pressa para liberar a entrada de automóveis no condomínio se isto pode proporcionar brechas de vulnerabilidade e resultar na invasão de bandidos no condomínio.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.